domingo, 16 de março de 2008

Magnum 60 anos – SP


Se no dia-a-dia dos jornais a fotografia é quase sempre relegada ao papel de ilustração das notícias, no longo prazo a relação de importância se inverte completamente. Prova disso é a exposição Agência Magnum 60 Anos – SP, em cartaz no espaço Caixa Cultural do Conjunto Nacional, em São Paulo, em comemoração aos 60 anos da agência de fotojornalismo fundada em 1947 pelos lendários fotógrafos Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, George Rodger e David Seymur ‘Chim’.
Que texto jornalístico é capaz de provocar a mesma emoção que Robert Capa consegue com a fotografia do desembarque das tropas americanas na Normandia, França, em 1944, no Dia D? Quantas linhas de texto seriam necessárias para descrever a confusão nas ruas da Paris de 1968 durante a revolta estudantil, fotografada por Bruno Barbey? Como descrever a cena de um homem franzino, carregando sacolas de supermercado, que impede o avanço de uma coluna de tanques de guerra numa avenida de Beijin, China, em 1989 – instantâneo registrado pelo fotógrafo Stuart Franklin
?
Deixando de lado os registros documentais, o visitante depara-se com as belíssimas cenas cotidianas de Cartier-Bresson, artista capaz de “pintar quadros” em segundos, na velocidade do click da câmara. A sensibilidade do fotógrafo Marc Riboud
revela a inusitada cena de um operário que pinta a Torre Eifel, em 1953, munido apenas de um pincel. Na seção “Retratos”, entre muitos outros personagens da história, é possível ver Marilyn Monroe durante uma sessão de fotos em 1960 (foto de Eve Arnold) e o guerrilheiro Che Guevara como ministro cubano da indústria, em 1963 (foto de Rene Burri).
A exposição permanece aberta até 6 de abril, com entrada franca. O Conjunto Nacional fica na Avenida Paulista, 2073, em São Paulo, SP.

Nenhum comentário: