sábado, 30 de abril de 2016

Game of Thrones ganha exposição de arte imersiva em Nova York

By  / Fotografias: Slaven Vlasic/Getty Images for HBO
Traduzido e adaptado por Elizeu Silva

Vista parcial da exposição de arte imersiva da HBO Art of Thrones, no The Angel Orensanz Foundation, de Nova York


Grande blockbuster do canal HBO, a série de fantasia Game of Throne retornou em abril deste ano para delírio dos fãs. Porém, antes de descobrir se Jon Snow está realmente morto (nossa tese: muito provavelmente, ou melhor, definitivamente, não está), a rede oferece aos fãs a possibilidade de conhecer Westeros através de uma instalação artística interativa montada em Nova York.

A exposição denominada Art of the Throne é composta por trabalhos autorizados de cinco artistas inspirados nos cenários e nos acontecimentos da série de televisão. A ambiciosa instalação foi apresentada inicialmente a um grupo selecionado de espectadores, em 20 de abril em Nova York. Quem não foi escolhido ou não pode ir a Nova York, pode matar a curiosidade assistindo alguns vídeos online disponibilizados pelo canal, que mostram os bastidores das criações dos artistas.

“O Casamento Vermelho”
O que esperar da exposição? O coletivo de artistas gráficos Pop Chart Lab, do Brooklyn, apresenta um manuscrito iluminado com 3,66 metros de altura, esculpido em vidro vermelho. O trabalho é inspirado numa cena central da terceira temporada, o “Casamento Vermelho”, durante o qual a família Stark é brutalmente assassinada numa conspiração orquestrada por Lord Walder Frey, Roose Bolton e Tywin Lannister. “É uma coisa agressiva e difícil de apreciar, porque são 3,6 metros de vermelho brilhante”, afirma o designer Ashley Walker.

Outro trabalho, produzido pela dupla de artistas do Cyrcle, consiste numa sala espelhada em forma de coroa invertida, toda dourada, que remete às constantes mudanças nas estruturas de poder da série. Para obter o efeito completo da instalação, intitulada Overthrone, os visitantes devem caminhar dentro da estrutura ou ler algum poema escrito na parte interna da coroa.

Overthrone, produzida pelo Cyrcle
Daenerys Targaryen foi a musa inspiradora do grafiteiro Tristan Eaton, de Los Angeles, que criou uma série de retratos da Mãe dos Dragões num Pop Art que lembra Andy Wahrol.

Retratos de Daenerys Targaryen, por Tristan Eaton

O ilustrador Marcos Chin foi mais cativado pela cavaleira e guerreira Brienne of Tarth, a quem ele chama de “durona” (assista os vídeos indicados abaixo). A representação animada dela será projetada no encerramento da exposição.

O escultor em papel Jeff Nishinaka se mostra apavorado e excitado com o exército dos White Walkers. Ele enfrentou seus medos com a criação do guerreiro que vence Jon Snow no fim da quinta temporada. Com pedaços de papel branco cortados e dobrados, ele dá vida à face feroz e gelada da criatura.

White Walker em papel, de Jeff Nishinaka

Os dois primeiros vídeos contendo entrevistas com os artistas participantes da exposição podem ser assistidos no Vibe (clique aqui e aqui) ou no site da HBO. Um vídeo exclusivo, com mais detalhes sobre como as instalações foram criadas, pode ser visto desde 21 de abril no canal da HBO no Now.